Sobre o Festival
De 21 a 23 de abril, convidamos artistas, produtores, arte-educadores, empreendedores criativos e culturais, jovens de ensino médio e profissionais da cadeia produtiva da cultura a se somarem a nós para, juntas e juntos, descortinarmos as potências e potencialidades culturais e artísticas presentes no estado de São Paulo.
O Ano Internacional da Economia Criativa para o Desenvolvimento Sustentável não poderia acontecer em momento mais oportuno. A crise sanitária da Covid-19 veio acompanhada de uma crise social, econômica e humanitária sem precedentes. E tem nos mostrado o quanto a arte e criatividade são essenciais para o nosso bem-estar e para a nossa sobrevivência.
Por isso, reconhecemos nela, a cultura, o caminho possível para desenharmos futuros desejáveis, em cumprimento à Agenda 2030 e aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). E mais do que isso: acreditamos que a promoção da Economia Criativa é força motora para a recuperação econômica pós-pandemia, uma grande oportunidade para impulsionarmos a geração de trabalho e renda.
O Festival InterArte tem como objetivo ampliar a visão sobre o setor cultural, artístico e criativo, e abrir um mapa de oportunidades – profissionais e de negócios – na Economia Criativa do Estado.
Fica o convite para o debate e a celebração, virtuais, afinal a pandemia não acabou.
Por uma curadoria múltipla e diversa
Um festival que se propõe a desvendar os caminhos e desafios da cadeia produtiva da cultura, só poderia cumprir tal objetivo juntando em seu corpo curatorial a mesma diversidade inerente aos segmentos que compõem o vasto campo da Economia Criativa.
Não poderia ser diferente! Da capital paulista à região da Cuesta Paulista, de Ribeirão Preto ao Vale do Paraíba, de São José do Rio Preto a Piracicaba, as curadoras e os curadores do Festival InterArte trazem na bagagem (tudo junto e misturado) a viola caipira, a rima do hip-hop, os corredores dos museus e secretarias de cultura, o backstage, a técnica e montagem de eventos, a tecnologia, as manifestações populares, o canto, o verso, a prosa, a educação, a arte.
É a dimensão do encontro, a pluralidade de olhares e o pé no chão nos diversos territórios que nortearam as muitas linguagens e experiências empenhadas na construção e escolha da nossa programação.
Cada uma, cada um, cada qual, todas e todos comprometidas e comprometidos em colocar focos de luz para as potências culturais e artísticas de todo o estado de São Paulo.
Quem faz a curadoria
Confira a Programação
A Programação é composta por palestras, entrevistas, rodas de conversa, oficinas práticas e atrações culturais. Confira:
Transmissão:
Palestras
2021: ano internacional da Economia Criativa para o Desenvolvimento Sustentável e as perspectivas pós pandemia
Rodas de Conversa
11h – Abertura - Prosa com os Curadores
13h – Economia Criativa na prática - pequenas cidades, grandes inspirações
Mediação: Ana Carla Fonseca. Participação: Netto Campos/São Luiz do Paraitinga (SP), Décio Coutinho/Goiânia (GO); Timóteo Farias/Araranguá (SC)
14h20 - Futuro do Trabalho: criatividade e empreendedorismo com resposta ao desemprego
Mediação: Luanda Bonadio Participantes: Ademar Bueno/Junta Comercial do Estado de São Paulo; Bia Fioretti / Empreendedora; Olímpio Neto/ Petit Fabrik
18h30- Políticas Públicas e Sociedade Civil: juntas na promoção da Cultura no interior
Mediação: Osni Ribeiro. Participantes: Bernardo Pellegrini /Secretaria de Cultura de Londrina; Francisco Galvão / Sesc Piracicaba; Jorge Vermelho / Secretaria de Cultura de São José do Rio Preto
22/04 – Quinta-feira
10h- A acessibilidade como propulsora da cultura e de cidades inclusivas
Mediador: Rodrigo Hübner Mendes. Participantes: Claudia Werneck/Escola de Gente; Ricardo Sales/Mais Diversidade
13h- Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo
Mediação: Pedro Gravena. Participantes: Kelson Douglas/Vale dos Inconfidentes; Ralph Peticov/Hacktown; Fábio Colombini/Kiduka
16h30- Agregadoras Digitais: como monetizar músicas digitais
Mediação: Fabiane Costa. Participantes: Cris Falcão/Ingrooves; Marcos Chomen/Cd Baby; Arthur Fitzgibbon/ONErpm
17h50- Conteúdos Digitais: gerando valor e influencia artística
Mediação: Luanda Bonadio. Participantes: Hernan Efran/Apoia.se; Luiz Borges/ Podcast Cachaça, prosa e viola; Juliana Rangel/Click Museus
23/04 – Sexta-Feira
10h - Cultura, Turismo e os Consórcios regionais: um olhar para o desenvolvimento a partir da identidade e das tradições locais
Mediação: Davidson Kaseker/SISEM-SP. Participantes: André Barbedo/Campo de Jordão (Mantiqueira Paulista); Luiz Alexandre Mucerino/Cuesta Paulista; Carlos Junior/Vale do Ribeira
11h20- Coletivo é potência
Mediação: Carol Gutierrez. Participantes: Ednusa Ribeiro/Meninas Mahin; Kátya Teixeira/Dandô; Nathalia Fernandes/Fuligem
11h20- Diálogos: é possível preservar as manifestações tradicionais junto às ações de desenvolvimento?
Mediação: Vandreza Freiria. Participantes: Henry Durante/Acervo das Tradições; Aline Damásio/Jongo Tamandaré; Denise Pimenta/Antropóloga
13h20- Arte e Tecnologia
Mediação: Diana Poepcke. Participantes: André Benedito/Laboratório de Inteligências de Redes da Universidade de Brasília; Caio Fazolin/Artista audiovisual, programador, produtor cultural e VJ (Micra); Roberta Carvalho/Artista Visual
16h10- Festas e Festivais: atraindo público e movimentando a economia das cidades
Mediação: Sergio Santa Rosa. Participantes: Jonas e Vitor Pascoalique/Caipora Festival; Nilceu Bernardo/Festa Literária de Lençóis Paulista; Rafael Cursino/Festa do Divino Espírito Santos de São Luiz do Paraitinga
Shows
Em cada dia do evento acontecerá um show com a presença de quatro artistas. Osni Ribeiro, curador musical, trouxe a proposta de unir artistas com composições autorais, de diferentes segmentos musicais e regiões.
Dia 21/04 - 19h50

Banda Seo Antônio/São Manuel; Paulo Viggu/Piraju e Manú Saggioro/Jaú-Bauru; Luiz Perequê/Paraty
Dia 22/04 - 20h10

Déo Lopes e Victor Mendes/São José dos Campos; Dona Peu/Botucatu; Kris Pires /Araraquara; Bob Vieira/Itapetininga
Dia 23/04 - 19h

Levi Ramiro/Pirajuí; AnoniMetas/Ribeirão Preto; Elena Badari e Luiz Waack/Piracaia e Saulo Ligo/Piracicaba
Oficinas
Entendendo Direitos Autorais na prática
Na oficina você aprenderá como funciona o sistema de gestão coletiva no Brasil e o que deve fazer para ser remunerado com suas músicas.
Dia 21/04 às 15h40
Music Business: a importância do planejamento estratégico na gestão de carreiras artísticas
Nessa oficina, Anita Carvalho apresentará um mapeamento do mercado de empresariamento artístico para em seguida aplicar com a turma sua metodologia de planejamento estratégico para artistas, contando com a participação de toda a turma para a construção de um planejamento ao vivo.
Dia 23/04 às 17h30
Do presencial para o online: o desafio da produção de eventos e apresentações no formato digital
Durante a pandemia, a adaptação de eventos e espetáculos, do presencial para o online, foi inevitável. E a tendência é que esse formato perpetue mesmo no pós- pandemia. Na primeira parte dessa oficina, Silvio Francisco trará a importância da direção artística na construção estética de uma produção digital. Abordará “o que” fazer quando a obra ou apresentação é disponibilizada ao público por meio de diferentes telas.
Na segunda etapa, Vitor Zafer irá abordar o “como” fazer, trazendo orientações sobre o uso de equipamentos e ferramentas, de áudio e vídeo, e dicas para uma produção em diferentes ambientes, tais como: princípios da acústica dentro de casa; introdução sobre os formatos de áudio e vídeo e a configuração em aparelhos como celulares, tablets e laptops; técnicas básicas de microfonação e captação de áudio e vídeo; ferramentas para edição e plataformas de distribuição.
Dia 21/04 às 17h10
Narrativas para Internet
Para quem trabalha com audiovisual tradicional, criar para canais digitais como YouTube, Instagram e TikTok é muitas vezes difícil, pois parece igual, mas é bem diferente. Nesta oficina, iremos passar por técnicas e dicas de como pensar e criar narrativas para a internet priorizando o YouTube, mas passando por um pensamento multicanal.
Dia 23/04 às 14h40
Marcas culturais: como posicionar a comunicação e gerar valor a artistas e organizações - uma inspiração do Instituto Baccarelli
Cada vez mais ouvimos sobre o quanto é importante às marcas terem um propósito claro e bem definido. Mas, como comunicar esse propósito, trazendo junto história e trajetória de um organização ou artista? Nessa oficina, Luanda Bonadio apresentará conceitos e estratégias para definição clara do propósito e da identidade de uma marca. Carolina de Salvo apresentará na prática, a trajetória do Instituto Baccarelli, uma marca cultural, e as diferentes estratégias para o posicionamento da sua comunicação, de acordo com o contexto organizacional e momentos históricos.
Dia 22/04 às 14h20
Conheça quem faz o Festival
A realização do Festival InterArte só é possível por meio de uma construção coletiva que une talentos e competências, e o trabalho de artistas, produtores, técnicos e empreendedores. Ao todo, somamos mais de 75 pessoas unidas pelo mesmo propósito. E isso é transformador.
